quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

FILME DE QUINTA: DOIS DOS INDICADOS A MELHOR FILME NO OSCAR

Dia 22 temos a mais importante premiação do cinema, o Oscar! Então que tal antes do tão esperado e glamouroso dia, assistir os filmes indicados na categoria de melhor fim? Eu, que sou apaixonada por cinema/filmes, sempre tem assistir todos os filmes das principais categorias do Oscar antes do dia da premiação, para assistir estando por dentro da coisa toda. Mas é claro, vamos e convenhamos que filme indicado para o Oscar não é sinônimo de filme bom né?! Mesmo sendo ciente disto, ainda acho que um filme indicado ao Oscar, ou que tenha se destacada/ganhado alguma outra premiação, acho que são dignos de uma atenção especial, mesmo não sendo selo de qualidade. Enfim, esse ano acho meio difícil eu dar conta de assistir aos filmes antes do dia 22, sendo que assisti só dois até agora, mas ok, vou tentar. E para hoje, dois dos indicados: ''A teoria de tudo'' e ''Birdman''. 

Birdman ou (A inesperada Virtude da Ignorância):
Sinopse: ''No passado, Riggan Thomson (Michael Keaton) fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o elenco formado por Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts) e Laura (Andrea Riseborough), Riggan precisa lidar com seu agente Brandon (Zach Galifianakis) e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente.''

 A história do filme retrata a realidade de um ator/celebridade atormentado, o filme faz uma leitura crítica do mundo do entretenimento (teatro, cinema, internet), criando um embate entre a verdadeira arte e o mercantilismo da indústria de hollywood, a superficialidade da internet, o sensacionalismo da mídia e o culto às celebridades. Um filme feito para Hollywood criticando Hollywood, ou seja, é válido assistir. Sem contar as excelentes atuações, todo o elenco estava impecável.  O único que não me convenceu muito foi o Zach, mas de resto, o elenco faz o filme. E bom, tendo o Edward Norton no elenco, já sei que sou obrigada a assistir. O filme não é um dos melhores que eu já, mas é um trabalho instigante, Birdman é totalmente metalinguístico! Ousado e criativo, tanto na forma de contar a história quanto no conteúdo, e ainda por cima na execução. O diretor cria um falso plano sequência, com cenas emendadas uma na outra que parecem não tem um fim. Mas sabe o que eu acho o melhor de tudo? A ironia em o Michael Keaton interpretar um ator com a carreira decadente que ficou estigmatizado ao interpretar um super-herói de sucesso, sendo que o próprio interpretou um super herói também no cinema, o Batman, papel que lhe rendeu muito sucesso, e depois disso Keaton não fez mas nenhum outro personagem com muito destaque, ironia não? Seria a arte imitando a vida? Foi proposital a escolha dele para o papel? Bom, só sei que disso tudo saiu um bom filme. Se é digno do Oscar ou não, não posso julgar.

A teoria de tudo:
Sinopse: ''Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.''

O filme se propõe a contar um pouco da vida do Stephen, apesar de ser muito romantizado ele consegue funcionar. Acho só que faltou abordar um pouco melhor os grandes feitos do físico, ter focado um pouco mais no seu trabalho, devia ter um pouco mais de ''teoria'', que ficou quase só no título. O foco ficou mais na doença dele e no casamento.Outro fato que incomoda um pouco é a pressa em que as coisas acontecem no começo do filme, tudo rápido demais, podiam ter tido um pouco mais de calma.  O ponto alto do filme ficou mesmo para a atuação brilhante do Ed Redmayne, ele foi relamente incrível, merecendo todos os prêmios que vem levando, e com certeza merece o Oscar, que tá na cara que vai pra ele. E a Felicity Jones não fica muito atrás, fez uma atuação forte e segura. Agora resumindo, o filme no geral é muito gostoso, a fotografia é linda, e é um filme leve, mesmo sendo um drama e tratando de uma doença grave, a forma como Stephen lida com tudo é inspirador, e é essa a beleza do filme. Podia ter focado menos no romance e mais na carreira do físico, podia? Mas a intenção do filme é outra, é trazer emoção, e deixar uma lição, a de superação. O filme cumpre o seu objetivo.

Bom, e ainda tem os outros filmes indicados. Boyhood me foi muito bem recomendado, acho que é o próximo que assistirei. Filminho de quinta hoje fica por conta dos indicados ao Oscar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário